Alugar ou comprar um grupo gerador de energia: o que é melhor?

alugar-ou-comprar-gerador-de-energia

Adquirir um gerador de energia é um alto investimento para uma empresa ou indústria. Muitos gestores ficam em dúvida se vale a pena comprar ou então é mais viável alugar um grupo gerador. Qual o melhor custo-benefício? Quais pontos preciso avaliar? Nesta publicação, vamos falar sobre os principais fatores a serem considerados para te ajudar a tomar a melhor decisão para a sua instituição.

É fato: o fornecimento de energia no Brasil é deficitário. A rede de abastecimento muitas vezes apresenta problemas como quedas de energia, o que resulta em prejuízos astronômicos, tanto em termos financeiros como em áreas que não se podem mensurar os danos. Se quiser saber mais sobre o tema, veja nossa publicação sobre a importância de investir em um gerador de energia.

Buscando uma alternativa eficiente para suprir essas falhas muitos gestores optam por investir em um gerador de energia. Mas será que é melhor comprar ou alugar os equipamentos? Vamos a alguns pontos a serem considerados para que você decida qual caminho seguir.

Quando optar pelo aluguel de um grupo gerador de energia

Veja as situações mais comuns em que o aluguel de geradores é a melhor opção para as empresas.

– Se o gerador for usado apenas eventualmente
No caso da empresa precisar do equipamento apenas pontualmente como em eventos esporádicos, não é necessário gastar um valor elevado para compra-lo. – Se não houver verba disponível para a compra do equipamento Adquirir um grupo gerador de qualidade é um investimento de alto custo, então se a sua empresa não dispõe de um capital de giro que contemple boa parte deste valor talvez seja mais viável e seguro neste momento alugar o equipamento antes de partir para um empréstimo. Até mesmo porque os empréstimos costumam envolver altos juros. Existem equipamentos de segunda linha, mas que não têm garantia, por isso não é uma boa ideia correr esse risco.

– Se for viável fazer as devidas manutenções
Quando sua empresa adquire de um grupo gerador de energia é preciso considerar que o equipamento irá passar periodicamente por manutenções preventivas e corretivas. Isso significa um maior investimento ao longo do tempo e também que sua empresa deve estar preparada para suprir o abastecimento nesses períodos, pois os geradores precisam ficar fora de uso durante as manutenções.

Quando vale a pena comprar um grupo gerador de energia

Já em outros casos, é mais vantajoso adquirir o equipamento. Veja algumas situações que favorecem a escolha pela compra.

– Se sua instituição atua nos ramos: indústria, usina, hotel, shopping ou condomínio Em alguns setores o suprimento de energia se faz ainda mais necessário, tanto pelo elevado consumo como por questões de segurança. Se a empresa conta com um bom capital de giro e atua em um desses segmentos é muito indicado investir na compra do equipamento.

– Se você procura economia a longo prazo Mesmo que a aquisição de um grupo gerador de energia envolva um alto investimento, se houver muita demanda a compra é vantajosa. Isso se formos pensar a longo prazo, comparando-se à somatória dos valores de aluguel, e, é claro, se a instituição tiver com uma boa saúde financeira.

E então, conseguiu avaliar qual o melhor caminho para sua empresa? Seja para comprar ou alugar grupos geradores de energia, procure sempre uma marca de qualidade reconhecida.

A Lino Geradores fabrica, aluga e faz a manutenção de grupos geradores com a experiência de quem está a mais de 30 anos no mercado de abastecimento de energia.

Entre em contato para conhecer nossos produtos e serviços.