Por que geradores de energia são fundamentais em hospitais?

gerador-energia-hospital

Existem diversos locais onde os geradores de energia são importantes, mas em hospitais eles são absolutamente essenciais. Além da alta demanda de energia elétrica dia e noite nas organizações hospitalares, a interrupção no abastecimento pode causar danos incalculáveis, como a vida de pacientes.

Prova disso é que a Anvisa exige que todas unidades mantenham um sistema de energia elétrica de emergência.

Entenda melhor como é o uso de energia em hospitais e porque essas instituições precisam contar com geradores.

Alta demanda de energia
O dia a dia de um hospital é bastante dinâmico, envolvendo uma série de atendimentos, consultas, procedimentos cirúrgicos e internações.
São 24 horas de tarefas em salas, centros cirúrgicos, recepção, corredores e laboratórios. Além do consumo de todos os aparelhos, é preciso colocar nessa conta o uso de energia para manter a própria estrutura dos espaços, como o funcionamento dos elevadores, a iluminação, a climatização dos ambientes, a refrigeração de insumos e as constantes manutenções, tanto para o uso de pacientes como de funcionários. O ritmo é intenso e o índice de consumo de energia elétrica é muito alto para acompanhar toda essa demanda.

Questão de vida ou morte
Desfibriladores, monitores, respiradores e tantos outros aparelhos vitais para os pacientes precisam de energia para funcionar, sendo que apenas alguns segundos de interrupção do abastecimento energético muitas vezes pode significar a perda de vidas.
Imagine só os profissionais da saúde ficarem sem energia para continuarem fazendo seus trabalhos em uma cirurgia! Ou então deixar os pacientes na UTI (Unidades de Terapia Intensiva) sem monitoramento dos sinais vitais. São situações inaceitáveis, mas que sem uma fonte de energia alternativa poderiam muito bem acontecer.

Exigência da Anvisa
Como vimos, a interrupção da energia elétrica em um hospital pode causar prejuízos incalculáveis e irreversíveis. Por isso, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) exige que todas as organizações hospitalares mantenham um sistema de energia elétrica de segurança, para não ficar à mercê da rede pública de abastecimento. Afinal, existem momentos em que casa segundo é decisivo para a sobrevivência.

Este sistema alternativo de abastecimento energético deve ser composto por mecanismos seguros e aptos para manterem os aparelhos ligados em caso de queda ou interrupção de energia. Dentre as formas utilizadas para garantir o suprimento, o uso de geradores elétrico é a maneira mais usual de garantir que a energia estará disponível.

É claro que a demanda energética vai depender de diversos fatores, variando de hospital para hospital, mas está mais que evidente a necessidade de geradores elétricos neste locais.

A Lino Geradores está preparada para atender às demandas específicas de cada organização, dispondo de grupos geradores de diversas potências, além de oferecer transporte adequado e mão de obra qualificada para fornecer todo o suporte necessário.

Entre em contato para fazer uma avaliação profissional, estamos sempre à disposição para oferecer as melhores soluções em abastecimento energético para nossos clientes.